quinta-feira, fevereiro 4

Incomparabilíssimo

Aloha Semhoras e Semdores! bem vindos e...!
Imagino q nem exista o superlativo q entitula essa resenha, mas deixem-me neologisar em paz! por que só guimaraes rosa pode? oxe! Acabei de reler Dom Casmurro numa entediante tarde de domingo. mas deveria dizer que, na verdade, acabei de lê-lo, pois a 1a vez (forçado por escola) não conta dadas as circunstâncias. Usar o superlativismo de José Dias é mais do q justo para descrever o quão grandiosa (ou melhor, grandiosíssima) é esta obra. a todos os q dizem "nao-gosto-de-machado-de-assis" eu digo, "vc ñ gosta pq nao sabe ler!... e isto se aplicava a mim".

esse cidadão era um monstro! mesmo para os dias de hj sua literatura é audaciosa e atrevida! quantos trechos eu marquei e citarei ao longo de momentos oportunos (e sobretudo inoportunos, why not?). o q mais me intriga eh q, de fato, ainda tenho dúvidas se houve traição ou não por capitu. e essa dúvida centenária só perdura pq o texto é muito bom.

uma dica? leia-o interpretando-o! faça caras e caretas, volte na linha de cima, erga a sobrancelha, ria sarcasticamente, colerize-se, deixe o texto viver através da sua leitura! aproveite a rara oportunidade de ter "o próprio autor do livro" apresentando sua óptica emotiva, nostálgica, esburacada.

esse livro nao eh pra ser lido, mas vivido a medida q as páginas passam. Bento Santiago fez da sua vida um livro aberto, viva por ele! ah, e o faça ouvindo Beirut (hehehe, desculpe o clichê, mas admito q só me instiguei a (re)ler este livro por que Luiz Fernando Carvalho me disse "vc ñ gosta de machado de assis? entao vc nao sabe ler... deixa esse seriado te mostrar como uma ópera deve ser conduzida").

Pegando carona no assunto, Meu Deus! como Capitu foi um seriado que me marcou profundamente. Quando assisti "Hoje é dia de Maria" achei q nunca mais veria algo tão bom, aí vem o mesmo fdp e se supera com essa obra prima da literatura e agora da tv! ai que ódio eu tenho do senhor Carvalho! Ô home bom di sirviço! Sempre me surpreende.


já revi essa microssérie 6 vezes e agora q me lembrei dela (por ler o livro) pretendo ver pela 7a. afinal agora uma coisa eh correspondente a outra - pra quem nao viu: o diretor respeitou religiosamente o texto de machado (so mudou alguns termos q nao conhecemos mais nos dias de hj, mas ta tudim no livro) e acrescentou um charme teatral, com cores, sombras, trilha sonora ferrada de boa, closes, maquiagens e interpretações artificiais extremistas (deixando bem claro q eh interpretação. mas tudo com muita emoção e [assustadoramente] ainda muito natural [paradoxal isso nao? é, eu tbm achei]). QUE ELENCO! QUE'S MÚSICAS! QUE ENREDO!!!! ah!!! (suspiro), achei q nunca mais veria outra série como essa... mas aí no ano seguinte a globo me lança "Som & Fúria"... Oh God! Orgasmos (ñ sexuais seus pervertidos) diários! contudo isso eh pra outro post nao tao distante.
[EM TEMPO: só um adendo: se alguem quiser me presentear com os dvds de S&F eu nao reclamo ok!?)

voltando ao livro: sim meus caros, Mr. Assis diz no iníco q a vida é uma ópera... não se esqueça disso, pois a vida de Bentinho é conduzida pelo maestro Casmurro! Não recorreis a dicionários para procurar entender, recorreis a ... "É ilusão, decerto, se não é efeito das longas horas que tenha estado a escrever sem parar. Suspendamos a pena por alguns instantes..."

Last Child!
just a rocker in the street

2 comentários:

  1. EU acho que eu não sou normal! Eu não tenho dúvidas que a traição existiu! Sou a única? Será que minha mente é muito pecaminosa? rsrsrsrs Mas vc tem razão. Preciso ler o livro de novo ... interpretá-lo! Boa sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb tenho essa dúvida eterna de se ela traiu ou n... juro q n decorrer do livro me peguei várias vezes mudando de opnião e depois me convenci de que: "só sei q nada sei".
    Amei o livro q a propósito tb li com fins vestibulísticos... hehehehe


    Christiane

    ResponderExcluir